Datora Telecom usa Microsoft Azure para construir solução inovadora no rastreamento de frotas de veículos

Empresa enxergou uma oportunidade de negócio e de entrar num novo mercado alavancando a infraestrutura já implementada.


 

A Datora Telecom opera no mercado de comunicação, provendo serviços de terminação e sinalização de chamadas eficientes, sempre com a tecnologia mais moderna disponível. Pioneira no uso da tecnologia de transmissão de pacote de voz (VoIP) na América Latina, a Datora Telecom tem experiência na prestação de serviços para as maiores companhias de telefonia do Brasil, além de operar também em Portugal, Espanha, Estados Unidos, Itália e Guatemala.

Seu laboratório de Inovação, foca em fazer soluções específicas que fornecem dados através de sensores, conectividade, inteligência artificial, tratamento de dados e big data que podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada cliente.

A equipe do laboratório de inovação da Datora queria criar uma solução de rastreamento de carros que fosse mais eficiente que aquelas já existentes, tendo como mercado-alvo as companhias de aluguel de carro. As principais barreiras a serem superadas eram:

·       Alto consumo de bateria

·       Alto uso de dados

·       Escalabilidade para suportar uma estimativa inicial de 200.000 carros

·       Manutenção da integridade da mensagem

Assim sendo, foi definido que os carros teriam modems GSM para fazer ligações telefônicas. Assim que as ligações telefônicas alcançassem a central de operações, sua sinalização seria analisada, de onde se extrairia informações de latitude e longitude para cada carro, inseridas pelo dispositivo de localização.

Quando uma mensagem é enviada de um carro e chega aos servidores de sinalização, o servidor envia uma mensagem HTTP para o Azure Event Hub com os dados do GPS e um campo de ID adicional. Ali, o Stream Analytics usa referências estáticas de dados para encontrar a que empresa o carro pertence, correspondendo o ID do carro ao ID da companhia. Os dados processados são, então, armazenados no Azure Table Storage para serem consultados posteriormente pela API.

O projeto combinou o esforço conjunto da Microsoft e do Laboratório de Inovação da Datora, a fim de entregar uma solução rápida e eficiente. Optar pelo desenvolvimento sobre a plataforma Microsoft Azure foi o componente chave para alcançar os resultados desejados no prazo esperado. O consumo de bateria e o uso de dados não se tornaram mais um problema ao utilizar modems GSM sem conexão direta a internet e a integridade e escalabilidade foram alcançadas com o Azure Event Hub.

Um ciclo completo de inserção de dados a partir de modems GSM e o respectivo consumo de dados a partir de uma API Web foi construído para suportar um cenário de localização de automóveis, mas toda a solução poderia ser utilizada para enviar qualquer tipo de dados relevantes dos carros, o que abre várias possibilidades para a Datora Telecom e seus clientes. Além disso, depois de alguns meses de obtenção de dados, o Azure Machine Learning abre caminhos para prever ou aprender ainda mais sobre os dados coletados, criando oportunidades de negócios inimagináveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*