Dúvidas Maratona Xamarin – Módulo intermediário

Data de início: 17 de abril de 2017
Data de término: 09 de junho de 2017
Período de inscrição: Entre os dias 7 de abril de 2017 e 9 de junho de 2017
Idioma: Áudio e apresentações em português
Tecnologias: Xamarin, Microsoft Visual Studio, Xamarin Studio, C#, XAML, .NET, Azure
Formato do curso: O curso está disponível através de vídeos on-line que podem ser visualizadas em qualquer navegador web com suporte a vídeo HTML5. O curso apresenta material de apoio em formato PDF com laboratórios práticos.
Recursos de apoio: Sessões de suporte on-line ao vivo com instrutores para tirar dúvidas.
Horário: O acesso ao curso está disponível na sala virtual 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Tempo médio de estudo diário: A agenda do curso é projetada para que o participante invista de 30 a 90 minutos por dia de segunda a quinta-feira para assistir às aulas e realizar as atividades

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo, caso você não tenha uma conta de usuário na plataforma de aula virtual, poderá criar durante o seu registro.

As contas de usuário na plataforma de aula virtual são independentes das contas de usuário utilizadas nos endereços eletrônicos da Microsoft.

Registre-se aqui

 

Certificado

O certificado estará disponível para download entre os dias 19 e 30 de junho de 2017, em formato digital. Será emitido pela Microsoft Brasil com as seguintes informações: nome do participante registrado na plataforma e assinatura dos instrutores (Microsoft e/ou Xamarin MVPs). O mesmo certificará que o participante completou com sucesso a Maratona Xamarin.

Como faço para acessar o Certificado?

Para ter acesso ao certificado, o participante deverá entregar a prova de um aplicativo móvel conectado ao Azure para mostrar seus conhecimentos na prática. Apenas terão direito ao certificado os aplicativos aprovados.

 

Aplicativo:

A entrega da prova do aplicativo acontecerá entre os dias 29 de maio de 2017 e 9 de junho de 2017.

 

O prazo para validação do aplicativo será de 72 horas, por isso, os participantes que submeterem os itens após o dia 6 de junho não poderão reenviar o aplicativo caso seja reprovado.

Itens:

  • Um vídeo de no máximo 2 minutos em um link público (Vimeo, Youtube, Facebook) navegando pelo app produzido conforme descrito abaixo.
  • O screenshot de todas as telas do aplicativo, sendo 2 o número mínimo. O screenshot deverá ser no formato .png ou .jpg.

Requisitos do aplicativo:

  • O aplicativo não poderá ser o mesmo utilizado nos exercícios da maratona. O participante deverá criar um novo app para mostrar os conhecimentos adquiridos.
  • O aplicativo deve ser para uma ou mais das 3 plataformas (iOS, Android, Windows).
  1. Você deverá usar o Visual Studio 2015 ou 2017(não serão aceitas versões anteriores) ou o Xamarin Studio para Mac.
  2. O aplicativo deve estar conectado ao mobile services do Azure através do Azure SDK*. Azure App Service (Using Azure Mobile Apps).
  • O aplicativo deverá mostrar social Login e App Notification na prática.
  • Osscreenshots e o vídeo deverão mostrar as bibliotecas/ os componentes que estão sendo usados no projeto Xamarin (este deve incluir o Azure SDK para Mobile Services).
  • O vídeo terá a duração de no máximo 2 minutos deverá mostrar o Visual Studio aberto com todas as janelas de código fechadas. O participante deverá apertar o play e rodar o emulador ou device explicando o seu app com áudio ou legenda.
  • Os screenshots deverão mostrar todas as telas do aplicativo.
  • O aplicativo deverá ter no mínimo 2 telas.
  • A regra de licenciamento da Apple para desenvolvimento deve ser respeitada, conforme descrita no site: http://www.apple.com/legal/sla
  • A aprovação ou reprovação do app será feita por uma banca composta por pessoas diferentes. Os pontos avaliados serão os descritos acima.
  • Veja um exemplo de como devem ser o vídeo e os screenshots. (link do exemplo)

 

Sessões ao vivo

No período da maratona os participantes poderão acompanhar sessões semanais ao vivo para esclarecer dúvidas sobre os módulos e produção do aplicativo.

As sessões serão realizadas entre os dias 17 de abril e 09 de junho às 22h00. Com exceção do dia 20 de abril que será véspera de feriado.

Datas: 19/04/2017, 27/04/2017, 04/05/2017, 11/05/2017, 18/05/2017, 25/05/2017, 01/06/2017, 08/06/2017.

 

Sobre o curso

Este treinamento proporciona os conhecimentos intermediários para desenvolver aplicativos multi-plataforma utilizando o Xamarin.

 

Audiência

Este curso é destinado a pessoas com experiência em C#, XAML e desejam desenvolver aplicativos móveis multi-plataforma utilizando o Xamarin.

 

Requisitos técnicos

Recomendamos realizar as instalações com tempo disponível, pois a instalação pode levar um tempo e pode ser necessário reiniciar o computador.

 

IDE gratuito:

  1. Link de download do Visual Studio 2015 ou 2017 Communitycom as atualizações mais importantes para o Xamarin. Além disso, você também pode baixar a versão gratuita do Visual Studio DevEssentials aqui. (Já inclui crédito mensal de $25 USD de Azure).
  2. Se você estiver utilizando um Mac faça o download doXamarin Studio aqui.

 

Conta do Microsoft Azure:  Crie uma conta do Microsoft Azure para conectar seu aplicativo na nuvem. Se você ainda não tem nenhuma, pode se registrar para obter uma avaliação gratuita ou ativar as vantagens de assinante do Visual Studio.

* Esta etapa da Maratona Xamarin não disponibilizará vouchers de Azure Passes. Os vouchers de teste foram disponibilizados na etapa iniciante para teste de produto. Recomenda-se a inscrição gratuita no programa Dev Essentials que disponibilizará o crédito de 25 USD de Azure por 12 meses. Acesse aqui para ativar o seu benefício.

* Encontre aqui o Azure SDK: Inclui todas as bibliotecas que você precisa para usar vários serviços do Azure. Acesse aqui o Windows/Xamarin client SDK que também será necessário.

Ambiente:

* Verifique se o seu ambiente está configurado corretamente neste link: https://github.com/MonkeyNights/xamarin-teste-seu-ambiente

* Veja este vídeo caso esteja utilizando a versão 2015 do Visual Studio: https://www.youtube.com/watch?v=XkDDnq95JLA

Suporte

Os participantes receberão assistência técnica para problemas com o desenvolvimento de seu aplicativo e a conexão com o Azure, para isso envie um e-mail para: maratona@microsoft.com entre os dias 29 de maio de 2017 e 9 de junho de 2017.

Os participantes receberão assistência para problemas com a plataforma de e-learning (senhas, login, alteração de cadastro,  seção provas da plataforma de e-learning e problemas da avaliação do seu screenshot, para isso envie um e-mail para: maratonaxamarin@mail.ticapacitacion.com entre os dias 29 de maio de 2017 e 9 de junho de 2017.

 

Pontos importantes:

  1. Para desenvolver aplicativos para iOS (parte importante da Maratona Xamarin) é necessário ter acesso ao Sistema Operacional de um Mac de forma física ou virtualizada.
  2. Para Android pode-se utilizar Windows ou Mac.

o   Caso tenha o Visual Studio e Hyper-V pode-se utilizar o Visual Studio Android Emulator https://www.visualstudio.com/vs/msft-android-emulator/

o   Caso tenha o Visual Studio e não possa utilizar o Hyper-V, utilize o Xamarin.Android Playerhttps://developer.xamarin.com/releases/android/android-player/

o   Caso tenha Mac também utilize o Xamarin Android Player https://developer.xamarin.com/releases/android/android-player/

 

Perguntas? Caso tenha algum problema, contate-nos aqui: maratona@microsoft.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*